top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Salineira

Dia Mundial sem carro: o caminho para uma mobilidade sustentável


Imagine uma cidade onde a mobilidade urbana foi bem planejada. Vias adequadas e bem sinalizadas para o tráfego de ônibus, carros, bicicletas e pedestres. Sim, é possível! Anualmente, no dia 22 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial Sem Carro”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso responsável do veículo automotivo individual, ao priorizar a utilização do transporte coletivo e outros meios, como a bicicleta. No Brasil, poucas cidades possuem um planejamento de mobilidade eficiente que congrega todos os meios de transporte e os fazem conviver e se complementar para melhorar o deslocamento das pessoas.

As questões de mobilidade devem ser discutidas constantemente, inclusive pela falta de investimentos de estudos na área. Infelizmente, lembra-se do transporte quando é necessário utilizar, entretanto, o transporte coletivo é a saída para deslocamentos mais rápidos, eficientes e em harmonia com o meio ambiente. Um ônibus consegue reduzir dezenas ou centenas de carros, ocupando menos espaço nas vias, reduzindo congestionamentos e otimizando o fluxo de pessoas, além de emitir menos poluição. Em média, um ônibus ocupa cerca de 13 metros e pode tirar até 70 carros de passeio das ruas, levando em consideração que, a maioria dos carros leva apenas o motorista e tem em média 5 metros.

Os benefícios quanto ao uso do transporte coletivo não estão restritos a mobilidade. Um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) surpreende ao revelar que os automóveis representam 72,6% das emissões de gases causadores do efeito estufa somente na cidade de São Paulo. Outras pesquisas também indicam uma elevação dos registros de problemas respiratórios que estão diretamente relacionados ao aumento do uso do carro particular.

Há uma real necessidade de mudanças na estrutura de mobilidade urbana das cidades, da forma como o transporte coletivo acontece, e principalmente, no entendimento de que, todos vivem, convivem e envelhecem no mesmo ambiente. Por isso, utilize o transporte coletivo de passageiros, pense em você, nos outros e em todos.


- Texto: Assessoria de Comunicação/ Salineira.

69 visualizações0 comentário
bottom of page