A preservação do meio ambiente sempre foi uma prioridade para o Grupo Salineira que exemplifica essa importância através de diversas ações já consolidadas em favor de todo o ecossistema e o desenvolvimento sustentável. Além de emitir 0 poluição por meio do sistema que transforma gás carbônico em vapor d’água nos ônibus, reutilizar água da chuva na lavagem da frota e tratá-la para que não sejam despejados poluentes na rede de esgoto, a Salineira investe mais uma vez e instala uma usina de energia fotovoltaica. Concluída em julho de 2021, a usina realiza a conversão direta da luz solar em eletricidade, um processo que gera energia 100% limpa e renovável, e que já se encontra em funcionamento na sede da empresa em Cabo Frio. Os painéis estão instalados no telhado do prédio administrativo, ocupando uma área de 501,6 metros quadrados, e têm a capacidade média mensal de produzir 11.184 Kwh de energia. A iniciativa busca uma forma sustentável de promover a redução de consumo e promover energia elétrica “limpa”. Segundo Marcos Valério, gestor responsável pela área, nos primeiros três meses, houve uma redução de 85% na conta de energia elétrica, e espera-se o retorno do investimento dentro de 2 a 3 anos.
VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR
A maioria das vantagens está relacionada aos benefícios ambientais, tendo destaque alguns deles:
- A energia gerada através dos raios solares pode ser considerada como inesgotável.
- As tecnologias possibilitam o armazenamento de calor durante determinado tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de energia não é comprometida.
- O recurso oferecido pela natureza é gratuito. E, com um projeto bem estruturado e correta localização, pode-se ter o máximo de aproveitamento.
- As placas utilizadas na produção de eletricidade têm alta durabilidade e oferecem baixos custos de manutenção.
- Ao contrário de outras fontes de energia, as usinas fotovoltaicas não emitem poluentes na atmosfera.
Comentarios