Todos sabem dos males que as embalagens plásticas podem causar ao meio ambiente, porém, em algumas ocasiões seu uso é inevitável. Em regiões de praias, por exemplo, algumas pessoas têm por hábito, trazerem consigo sacolas para não deixar o lixo espalhado na areia. Os moradores e turistas de Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, têm uma alternativa ecológica anualmente durante a alta temporada: através do projeto “Operação Praia Limpa”, os banhistas utilizam sacolas produzidas a partir de matérias-primas naturais e biodegradáveis.
O projeto é desenvolvido pela Auto Viação Salineira, em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e com o apoio das prefeituras de Cabo Frio e Arraial do Cabo, através das secretarias de meio ambiente. O objetivo da ação é reforçar a conscientização do recolhimento dos resíduos – como palitos de picolé, guimbas de cigarro, embalagens, canudos, tampas de garrafas e latas, papéis de bala – que são jogados nas areias das praias e acabam indo para o mar.
A distribuição de sacolas biodegradáveis e a orientação sobre atitudes que contribuem com a preservação do meio ambiente, auxiliam na limpeza das praias do Forte, Peró e Conchas em Cabo Frio, e da Praia Grande e Prainha em Arraial do Cabo desde 2014.
A 8ª edição do projeto será realizada neste fim de semana (21 e 22 de janeiro), a partir das 8 horas da manhã, e distribuirá, no total, 20 mil sacolas biodegradáveis.
Em Cabo Frio, o projeto será realizado por promotores em toda a extensão da Praia do Forte, e nas Praias das Conchas e do Peró, que possui, desde 2018, a Bandeira Azul, selo ecológico de sustentabilidade. Em Arraial do Cabo, a ação acontecerá por meio de promotores na Praia Grande e Prainha.
Desde o início, o projeto Operação Praia Limpa, que já distribuiu 433 mil sacolas biodegradáveis.
Comments