Há algumas décadas, a Viação São Pedro iniciou as atividades no município de São Pedro da Aldeia, sendo por muitos anos, a principal indutora de desenvolvimento, ao trazer empregos, renda e acesso dos bairros ao centro da cidade. A empresa se tornou um verdadeiro patrimônio do município, ao investir em uma frota moderna e confortável, renovada a cada 2 anos em média; bilhetagem eletrônica, sendo pioneira da implantação que substituiu o vales de papel no Estado do Rio de Janeiro e acessibilidade em todos os ônibus para atender os portadores de necessidades especiais. Infelizmente, devido a falta de planejamento dos últimos governos para a mobilidade urbana da cidade, a Viação São Pedro vem sofrendo com uma concorrência desleal e predatória que tornou real, primeiramente, a necessidade de readequação de linhas e horários, com o objetivo de tornar possível, a continuação dos serviços prestados, priorizando a qualidade e a eficiência do transporte coletivo que atende às zonas rurais e urbanas da cidade. O efeito da pandemia COVID-19 agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos. Foram realizados esforços diários e constantes para resgatar a empresa, como reuniões com o Poder Concedente Municipal, associações de moradores e outros representantes, porém, a crise instaurada no transporte coletivo de passageiros em todo o país, também, reflete gravemente no município aldeense, e tornou lamentavelmente, inviável, a sobrevivência do sistema que atendia aos usuários pagantes e não-pagantes. Sendo assim, o pequeno número de passageiros pagantes transportados, inviabilizou a manutenção do padrão de qualidade da empresa. É com pesar, que a Viação São Pedro, vem respeitosamente, comunicar aos seus clientes, autoridades e imprensa, o encerramento das atividades na cidade de São Pedro da Aldeia, a partir da zero hora, do dia 08 de Julho de 2021.
Agradecemos o apoio de todos!
Viação São Pedro.
Olá, Ilson! Serão encerradas as linhas operadas pela Viação São Pedro, ou seja, linhas municipais (de bairro para bairro e dos bairros para o centro de São Pedro da Aldeia). Linhas envolvidas: 501 - Baleia x Base; 502 - São Pedro x Três Vendas; 504 - São Pedro x Alecrim; 505 - São Pedro x Retiro; 508 - São Pedro x Bairro São João; 510 - São Pedro x Balneário; 514 - São Pedro x Rua do Fogo; 516 - São Pedro x Farmácia Velha; 517 - São Pedro x Sergeira; 518 - São Pedro x Sapeatiba Mirim II; 519 - São Pedro x Botafogo (Via S. Mateus); 520 - São Pedro x Jardim Primavera.
Efetivamente como isso impacta a populacao? Quais linhas serao cortadas? É isso que o povo quer saber e não que o prefeito não ajudou a manter a empresa…