Gestão Ambiental

Sustentabilidade é o nosso compromisso!

Totalmente voltada e comprometida com ações ambientais, a Auto Viação Salineira atualmente tem as seguintes Políticas de Gestão Ambiental:

 

gestaoambiental-01

 

Reutilização da água das chuvas

A empresa possui um sistema de drenagem de águas pluviais. A água da chuva é captada e uma parte é encaminhada através de tubos para um tanque onde fica armazenada e depois é utilizada em lavagens de veículos, equipamentos, regas, entre outros.

 

 

gestaoambiental-02

Separação do óleo

A água que sobra do processo de lavagem de pisos e equipamentos é captada por um sistema de canaletas de drenagem e dirigida para um separador de água e óleo, que retém o óleo e outros tipos de poluentes evitando, assim, o despejo de resíduos sem tratamento na rede de esgoto. Por mês, cerca de 2.500 litros de óleo provenientes de processos de lavagem e troca dos motores dos ônibus deixam de ser lançados na rede de esgoto.

 

gestaoambiental-03

Reciclagem de pneus e sucatas

Após o uso, pneus e sucatas têm destinação ambientalmente correta. Todos os meses esses materiais são separados e vendidos para indústrias de reciclagem. A verba arrecadada com estas vendas é revertida para ações sócio-ambientais promovidas pela empresa.

 

gestaoambiental-04

Euro 5

A empresa possui, em seus veículos, o Motor Euro 5, que com a ajuda de um componente novo, diminui a emissão de poluentes. Uma solução à base de ureia é lançada no motor e transforma o vilão óxido de carbono em nitrogênio e vapor d’água.

 

gestaoambiental-05

Licenciamentos

O Grupo SMS é totalmente licenciado nos âmbitos exigidos pela legislação. Possui licença do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Federal e possui Alvará de Licenciamento e Funcionamento da Atividade Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Estas ações fazem parte de uma das grandes preocupações que a empresa tem com o Meio Ambiente, pois além de promover a sustentabilidade, proteger e preservar os recursos naturais estimulam a consciência ambiental.